Eventos e Ações

#UnifespContraViolência

A jornada da denúncia de assédio: da Ouvidoria à Corregedoria

Evento realizado no dia 30 de agosto de 2024 contou com a apresentação da Sr.ª Carla Cotta, Diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal com o tema A jornada da denúncia de assédio: da Ouvidoria à Corregedoria. O evento ocorreu com o suporte da Assessoria de Gestão de Governança da Pró-Reitoria de Administração, ambas unidades participantes do Comitê de Integridade.  O vídeo com a transmissão do evento está disponível neste link.

Assédio sexual no contexto das Ifes: prevenção e tratamento

O Comitê de Integridade, com apoio da Assessoria de Gestão e Governança da Pró-Reitoria de Administração e da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas) , realizou, no dia 19 de outubro de 2023, a palestra Assédio sexual no contexto das Ifes: prevenção e enfrentamento, como parte do III Ciclo de Capacitação, que contou com a presença de Fafate Costa, professora de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Celina Rosa dos Santos, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, e de Fernanda Emy Matsuda, professora de Direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O vídeo da transmissão está disponível neste link.

Por que denunciar? a violência contra a mulher como motivadora de outras violências

Encontro ocorreu em 15 de setembro de 2023 e buscou sensibilizar os participantes sobre a gravidade da violência contra a mulher e a necessidade de enfrentá-la coletivamente, com base em uma legislação mais efetiva e conscientização sobre os direitos das mulheres. O vídeo com a transmissão do evento está disponível neste link.

III Ciclo de Capacitação Continuada do Comitê de Integridade - Assédio Moral

Realizado no dia 16 de agosto de 2023, como parte do III Ciclo de Capacitação, a palestra com o tema Assédio Moral contou com a presença do palestrante Dr. Gilberto Waller Júnior, corregedor da Procuradoria Geral Federal e mediação do Escritório de Integridade Acadêmica da Unifesp. O evento foi promovido pelo Comitê de Integridade, com apoio da Assessoria de Gestão e Governança da Pró-Reitoria de Administração (Proadm). Mais informações neste link.

Ciclo de Debates em Saúde Mental

Realizado no dia 5 de maio de 2023, o Ciclo de Debates em Saúde Mental abordou questões relacionadas à forma como, atualmente, estamos todos(as) em estado de alerta permanente e constantemente estressados não só com atos concretos, práticos, de violência, mas também com o medo permanente que vem sendo incrementado por ameaças e apologias feitas por meio das redes sociais. A capacidade de difusão da (des)informação e o medo constante se retroalimentam num ciclo vicioso que tem posto em xeque nossa capacidade de lidar com tantos desafios. O vídeo com a transmissão do evento está disponível neste link.

NÃO É NÃO - Violência sexual e de gênero: O que nós temos a ver com isso?

Campanha contínua realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) que tem como objetivo alertar estudantes sobre situações que envolvem violência sexual e de gênero, como identificá-las e combatê-las, além de disponibilizar canais de denúncia e locais de atendimento ás vítimas. Acesse o documento neste link.

Trote Violento Não!

Orientações disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) visando evitar ações violentas e orientando os(as) novos(as) estudantes sobre como denunciá-las. As informações estão disponíveis neste link